top of page

Blog

Buscar

Lepidium meyenii (Maca peruana)

  • Jucileia Maria Casali
  • 7 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Lepidium meyenii é uma planta herbácea da família Brassicaceae, cultivada nos Andes Peruanos, suas peculiaridades fazem com que sua colheita seja somente anual ou bienal e ainda pouco se sabe sobre sua origem. Os peruanos vêm usando este alimento durante séculos graças as características nutricionais e medicinais nele encontrados, considera-se que existe relação entre o aumento da fertilidade em seres humanos e animais, acreditando-se que a Maca apresenta propriedades afrodisíacas, aumentando o desejo sexual. De acordo com as crenças locais, dentre as propriedades medicinais, a Maca se mostra efetiva no tratamento de reumatismos e doenças respiratórias, também tem ação estimulante sobre a produção hormonal, influenciando no metabolismo e na capacidade de memorização, possuindo atividade antidepressiva e eficácia no combate à anemia, leucemia e até mesmo no tratamento de câncer. É tradicionalmente consumida fresca ou desidratada após ser cozida em água ou leite, transformada em sucos, coquetéis, bebidas alcoólicas ou em infusão. ATENÇÃO: De acordo com o Departamento Federal de Saúde do Canadá, a dosagem máxima de maca peruana deve ser de até 3 g/dia (equivalente a aprox. 1 colher de chá rasa/dia) porém, se você fizer uso de antidepressivos, anticoagulantes ou sofrer de pressão alta, é recomendável o consumo máximo de 0,6 g/dia. Portanto, é importante consultar um profissional para verificar qual a dosagem mais adequada para você, além de que a ingestão em doses elevadas pode causar um desequilíbrio na produção hormonal e causar consequências sérias em relação ao sistema endócrino. Aquelas que sofrem de doenças crônicas, hepáticas, renais e alergia a determinados alimentos, corantes e conservantes só devem consumi-la sob recomendação médica.

Referências:

CELLONI, Isabela de Souza. Caracterização centesimal e espectral da Maca Peruana (Lepidium meyenii Walp). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CUNHA, IVONE FARIAS. Avaliação do efeito neuroprotetor do extrato pentanólico do Lepidium meyenii (maca) em modelo animal experimental de acidente vascular cerebral isquêmico focal. 2015. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. São Paulo.

Comments


Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
bottom of page